Maria Bethânia revela que pediu autorização a orixá, antes de desfilar pela mangueira

O “Fantástico” deste domingo, 14/02/17, foi conversar com a cantora Maria Bethânia que foi a homenageada da mangueira, que por sinal venceu o carnaval carioca. Na entrevista, a cantora revelou que o presidente da mangueira conversou com ela e explicou que queria homenagear os 50 anos de carreira dela. De imediato ela ficou feliz, mas também assustada com a proposta.

Bethânia revela que teve um grande tempo para que pudesse pensar e nesse tempo ela consultou a suacasa de santo que é o ‘Terreiro do Gantois”, que fica em Salvador-BA. E exatamente por ser uma homenagem a orixá de Bethânia, ela precisou da autorização de Iansã para que pudesse desfilar pela mangueira. Após a autorização, a artista pode aceitar o convite.

A cantora ainda ressaltou a emoção que foi desfilar pela escola de samba e matou a curiosidade de algumas pessoas, ao revelar que desfilou descalça. A cantora revelou que precisou pedir autorização, exatamente pelo fato de que a escola poderia ser punida por quebra de fantasia. Vale lembrar que na Bahia, diversos artistas reverenciou a vitória da escola que teve uma baiana como enredo.

Fonte: Google

Desfile das escolas em uma visão espiritual.

Ala das Baianas = Maria Conga é um espírito desencarnado (preta-velha) que incorpora em médiuns dentro dos rituais umbandistas. “Os chamados espíritos de luz:

Ala das Crianças = Erês (crianças) são entidades de evolução incontestável pertencentes a espiritualidade. Descem nos templos de Umbanda, Candomblé, tradições esotéricas e até mesmo em casas espíritas.

Passistas= Os Malandros são entidades de Umbanda cultuadas no Rio de Janeiro cujo maior representante é Zé Pelintra.

Passistas e rainha da bateria= Pombagira

Maria Padiha Do Inferno é uma Rainha Padilha das 7 encruzilhadas traçada com seu marido Lúcifer.

Velha Guarda Pretos velhos na Umbanda. Usam branco ou preto e branco. Essas cores são usadas porque, sendo os Pretos-Velhos almas de escravos, lembram que eles só podiam andar de branco ou xadrez preto e branco, em sua maioria.

Puxador de samba e Bateria Os Ogan têm outra função, que é a de cantar e tocar os atabaques para que as entidade possam trabalhar, para tanto o mesmo é conhecedor de todas os Ponto “Cantigas”, e para que serve cada um deles.

Destaques= Orixás: Orixás não são espíritos, sãoforças cósmicas que atuam sobre a natureza do planeta esão emanadas por essa própria natureza. Tomemos como exemplo Oxossi: Todos os Umbandistas sabem que Oxossi é o Orixá das matas, do verde, de natureza telúrica.

Samba Enredo Pontos e cantigas em homenagens as entidades representadas nos desfiles.

Os desfiles chamados de manifestação cultural na verdade são grandes cultos pagãos a céu aberto. Todas as escolas fazem sacrifícios e pedem autorização  as  entidades espirituais para desfilar.

Artigos relacionados

http://robertodedeus.com/portal/?p=3945

http://robertodedeus.com/portal/?p=2673

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *