Livro de Tobias, capitulo 6, ensina feitiçaria

Este livro de Tobias é um livro “apócrifo”, o que significa isso, o termo apócrifo origina-se do grego apokryphos, (Marcos 4.22 “”Porque nada há oculto que não deva ser descoberto, nada secreto que não deva ser publicado.”), cujas variantes de seu significado podem ser: oculto; escondido; secreto ou misterioso. Não vou entrar em detalhes sobre este assunto, mas deixo o artigo bem detalhado sob o assunto no link: robertodedeus.com/portal/merecem-confianca-os-livros-apocrifos/. Leia antes de continuar a leitura do artigo para entender melhor sobre o assunto (apócrifo) e ver que não tem credibilidade estes livros acrescentados pela Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR).

Vou mostrar a você porque não podemos aceitar este livro, mesmo sendo apócrifo, ele ensina feitiçaria, isso a (ICAR) diz que não aceita, mas está entre um dos seus livros da Bíblia, sendo aceito como a Palavra de Deus. Tudo que consta na Escritura Sagrada e não diz “não façais” é permitido fazer, certo?. Também na nossa legislação, a lei coloca tudo que não é permitido, as demais coisas nos é permitido. Neste capitulo 6 de Tobias ensina a feitiçaria, lá não diz para não fazer, pelo contrario, orienta como proceder. Por consta na Bíblia da ICAR é permitido, mesmo contrariando o que ela diz, pois não há proibição.

Antes de entrar no livro de Tobias, vamos entender o que significa feitiçaria e simpatia. O que diz o dicionário sob feitiçaria (Ação própria de feiticeiro ou feiticeira michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/feiti%C3%A7aria/) feiticeiro ( Que ou quem pretende tratar e curar doentes por meio de práticas de feitiçaria; benzedor, curandeiro, rezador: michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/feiticeiro/). (Que ou quem pretende tratar e curar doentes por meio de práticas de feitiçaria; benzedor, curandeiro, rezador: michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/feiticeiro/). As pessoas para distorcer e não crer que é feitiçaria diz que é “simpatia” este ato é a mesma coisa. Veja o que diz o dicionário sob simpatia (Prática supersticiosa que procura, por meio de um ritual, afastar certos males ou conseguir algo que se deseja. michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/simpatia/). Simpatia uma pessoa pode fazer por vontade. Feitiçaria um espírito imundo usa a pessoa e faz o mal, veja o que diz em Atos 16: “16 – “Certo dia, quando íamos à oração, eis que nos veio ao encontro uma moça escrava que tinha o espírito de Pitão, a qual com as suas adivinhações dava muito lucro a seus senhores.” 17 –  “Pondo-se a seguir a Paulo e a nós, gritava: “Estes homens são servos do Deus Altíssimo, que vos anunciam o caminho da salvação”.” 18 – “repetiu isto por muitos dias. Por fim, Paulo enfadou-se. Voltou-se para ela e disse ao espírito: “Ordeno-te em nome de Jesus Cristo que saias dela”. E na mesma hora ele saiu.” 19 – “Vendo seus amos que se lhes esvaecera a esperança do lucro, pegaram Paulo e Silas e levaram-nos ao foro, à presença das autoridades.” Bíblia Ave Maria (bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/atos-dos-apostolos/16/). Veja que não há diferença entre feitiçaria e simpatia, as duas tem a mesma direção que não é de Deus.

Agora vamos para o livro de Tobias no capitulo 6, entender o que diz, confirmando que é feitiçaria. Como disse acima, concluímos que a ICAR alem de permiti, ensina e orienta como fazer feitiçaria, neste caso em um casamento, (você lembra de algum ritual parecido para juntar duas pessoas nos dias atuais?. Vamos entender os versículos:

“5 – “O anjo então disse-lhe: “Abre o peixe e tira-lhe o coração, o fel e o fígado. Guarda-os contigo e joga fora as entranhas. O coração, o fel e o fígado do peixe servirão para remédios muito eficazes”. Ele assim o fez.” No espiritismo de terreiro usa-se animais para os seus rituais, aqui está usando um peixe.

7 – “Entretanto, Tobias interrogou o anjo: “Azarias, meu irmão, peço-te que me digas qual é a virtude curativa dessas partes do peixe que me mandaste guardar”.”

8 –  “O anjo respondeu-lhe: “Se puseres um pedaço do coração sobre brasas, a sua fumaça expulsará toda espécie de mau espírito, tanto do homem como da mulher e impedirá que ele volte de novo a eles.” Um ritual para afastar o espírito mau, que é usado no espiritismo de terreiro.

Projeto de casamento de Tobias

13-“Pede-a, pois, ao seu pai e ele a dará por esposa. 14-Tobias replicou: “Ouvi dizer que ela já teve sete maridos e que todos morreram. Diz-se mesmo que foi um demônio que os matou, 15-por isso, eu temo que o mesmo venha a me acontecer, a mim que sou filho único e, desse modo, faça descer lamentavelmente a velhice de meus pais à habitação dos mortos”. 16-O anjo respondeu-lhe: “Ouve-me e eu te mostrarei sobre quem o demônio tem poder: 17-são os que se casam, banindo Deus de seu coração e de seu pensamento e se entregam à sua paixão como o cavalo e o burro, que não têm entendimento: sobre estes o demônio tem poder.” 18-“Tu, porém, quando te casares e entrares na câmara nupcial, viverás com ela em castidade durante três dias e não vos ocupareis de outra coisa senão de orar juntos. 19-Na primeira noite, queimarás o fígado do peixe e será posto em fuga o demônio. 20-Na segunda noite, serás admitido na sociedade dos santos patriarcas. 21-Na terceira noite, receberás a bênção que vos dará filhos cheios de saúde. 22-Passada essa terceira noite, te aproximarás da jovem no temor ao Senhor, mais com o desejo de ter filhos que o ímpeto da paixão. Obterás assim para os teus filhos a bênção prometida à raça de Abraão”. Biblia Ave Maria (bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/tobias/6/) Do versículo 18 até 22 começa o ritual de feitiçaria, veja que ele faz o que o anjo mando, durante 3 dias. Usando o fígado do peixe para o demônio sair da mulher para que ele não venha a morrer como foi com os sete anteriores. No Antigo Testamento é usado animal para expiação do pecado do povo de Deus, mas, não encontramos ritual para expulsar demônio. Como era feito, matava o animal e aspergia o sangue do animal sobre o altar no tabernáculo. Todo este procedimento foi com orientação de Deus, porque, isso era indicação que o Cordeiro Santo (Jesus) passaria tudo isso por nós, derramando o Seu sangue para nos livrar do pecado. Em nenhum versículo da Escritura Sagrada encontramos alguma orientação para este tipo de ritual que o livro de Tobias indica, a não ser neste livro apócrifo que consta somente na Bíblia Católica. Em Tiago 4:7 diz “Sede submissos a Deus. Resisti ao demônio, e ele fugirá para longe de vós.” Bíblia Ave Maria (bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/sao-tiago/4/). Veja que a orientação de Deus é, que sejamos dependente e entregue a Ele, e temos que lutar e resistir o demônio, fazendo isso o demônio fugirá de nós, e não que devemos pegar alguma animal para que afaste.

Vamos a Escritura Sagrada ver o que Deus fala em relação ao procedimento do capitulo 6 de Tobias.

– Gálatas 5 diz “19 – São bem conhecidas as obras da carne: imoralidade sexual, impureza, devassidão, 20 – idolatria, feitiçaria, inimizades, contenda, ciúmes, iras, intrigas, discórdias, facções, 21 – invejas, bebedeiras, orgias e outras coisas semelhantes. Eu vos previno, como aliás já o fiz: os que praticam essas coisas não herdarão o reino de Deus.” Bíblia CNBB (pr.gonet.biz/biblia.php).

– Deuteronômio 18 diz: “ 9 – Quando tiveres entrado na terra que o Senhor teu Deus te dá, não imites as práticas abomináveis dessas nações. 10 – Não haja em teu meio quem faça passar pelo fogo o filho ou a filha, nem quem consulte adivinhos, ou observe sonhos ou agouros, nem quem use a feitiçaria; 11 – nem quem recorra à magia, consulte oráculos, interrogue espíritos ou evoque os mortos. 12 – Pois o Senhor abomina quem se entrega a tais práticas. É por tais abominações que o Senhor teu Deus deserdará diante de ti estas nações. 13 – Tu, sê integro para com o Senhor teu Deus.” Bíblia CNBB (pr.gonet.biz/biblia.php).

Conclusão: Depois de ter lido as explicações acima, você possa ter entendido que este capitulo 6 de Tobias está orientando você a fazer feitiçaria, mas isso não esta de acordo com que a verdadeira Escritura Sagrada ensina. Caso você continua a achar que não é feitiçaria este ritual, veja o que diz na Escritura Sagrada em Apocalipse 22: “18 – “Eu declaro a todos aqueles que ouvirem as palavras da profecia deste livro: se alguém lhes ajuntar alguma coisa, Deus ajuntará sobre ele as pragas descritas neste livro;” 19 – “e, se alguém dele tirar qualquer coisa, Deus lhe tirará a sua parte da árvore da vida e da Cidade Santa, descritas neste livro.” Bíblia Ave Maria (bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/apocalipse/22/). Neste caso os livros acrescentados pela ICAR está em desacordo com Escritura Sagrada e você está debaixo de tudo que Deus determinou para quem fizer isso, e você é coparticipante de tudo isso, se continuar a acatar o que diz a ICAR e não crer na Escritura Sagrada que é a Palavra verdadeira de Deus. Depois de ter lido este artigo não poderá dizer que não tem conhecimento de tudo que foi relatado. Peço sempre a Deus que abra os olhos e ouvidos espirituais das pessoas que são enganadas por sua igreja. Jesus te abençoe.

Leia o capitulo completo, para que não aja duvida, se tem ou não a proibição:

Tobias, 6

1.Tobias partiu, pois, em companhia do anjo. Também o cão foi atrás deles.Deteve-se na primeira parada à beira do rio Tigre.”

2.Descendo ao rio para lavar os pés, eis que um enorme peixe se lançou sobre ele para devorá-lo.

3.Aterrorizado, Tobias gritou, dizendo: “Senhor, ele lança-se sobre mim”.

4.O anjo disse-lhe: “Pega-o pelas guelras e puxa-o para ti”. Tobias assim o fez. Arrastou o peixe para a terra, o qual se pôs a saltar aos seus pés.

5.O anjo então disse-lhe: “Abre o peixe e tira-lhe o coração, o fel e o fígado. Guarda-os contigo e joga fora as entranhas. O coração, o fel e o fígado do peixe servirão para remédios muito eficazes”. Ele assim o fez. “

6.A seguir, assou uma parte da carne do peixe, que levaram consigo pelo caminho. Salgaram o resto, para que lhes bastasse até chegarem a Ragés, na Média.

7.Entretanto, Tobias interrogou o anjo: “Azarias, meu irmão, peço-te que me digas qual é a virtude curativa dessas partes do peixe que me mandaste guardar”.

8.O anjo respondeu-lhe: “Se puseres um pedaço do coração sobre brasas, a sua fumaça expulsará toda espécie de mau espírito, tanto do homem como da mulher e impedirá que ele volte de novo a eles.

9.Quanto ao fel, pode-se fazer com ele um unguento para os olhos que foram atingidos por manchas brancas, porque ele tem a propriedade de curar”.

10.Em seguida, Tobias disse-lhe: “Onde queres que pousemos?”.”

11.“Há aqui – respondeu o anjo – um homem de tua tribo e de tua família, chamado Raguel, que tem uma filha chamada Sara; além dela não tem mais filho nem filha.*

12.Todos os seus bens te devem pertencer: mas é preciso que a recebas por esposa.*

13.Pede-a, pois, ao seu pai e ele a dará por esposa.

14.Tobias replicou: “Ouvi dizer que ela já teve sete maridos e que todos morreram. Diz-se mesmo que foi um demônio que os matou,

15.por isso, eu temo que o mesmo venha a me acontecer, a mim que sou filho único e, desse modo, faça descer lamentavelmente a velhice de meus pais à habitação dos mortos”.

16.O anjo respondeu-lhe: “Ouve-me e eu te mostrarei sobre quem o demônio tem poder:*”

17.são os que se casam, banindo Deus de seu coração e de seu pensamento e se entregam à sua paixão como o cavalo e o burro, que não têm entendimento: sobre estes o demônio tem poder.

18.Tu, porém, quando te casares e entrares na câmara nupcial, viverás com ela em castidade durante três dias e não vos ocupareis de outra coisa senão de orar juntos.

19.Na primeira noite, queimarás o fígado do peixe e será posto em fuga o demônio.

20.Na segunda noite, serás admitido na sociedade dos santos patriarcas. 21.Na terceira noite, receberás a bênção que vos dará filhos cheios de saúde.

22.Passada essa terceira noite, te aproximarás da jovem no temor ao Senhor, mais com o desejo de ter filhos que o ímpeto da paixão. Obterás assim para os teus filhos a bênção prometida à raça de Abraão”.*”

Bíblia ave Maria bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/tobias/6/

Por Roberto Wagner

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress spam blocked by CleanTalk.