Descoberta arqueológica revela ruínas de Betsaida onde viveu Jesus, segundo a Bíblia

Um grupo de 20 arqueólogos fez mais uma grande descoberta que evidencia a veracidade dos relatos bíblicos. Dessa vez, os pesquisadores liderados pelo Dr. Rami Arav, coordenador do Projeto Betsaida, encontraram ruínas da cidade onde viveu o Senhor Jesus Cristo e também alguns dos apóstolos.

A descoberta localizada nas colinas de Golan, revelou o antigo portão da cidade de Betsaida, local onde também habitou os apóstolos Pedro, André e Felipe, conforme o livro de João 1:44, o mesmo lugar onde Jesus fez o milagre da multiplicação dos pães e peixes para uma multidão.

“Não há muitos portões deste período encontrados em Israel. Betsaida era o nome da cidade durante o período do Segundo Templo, mas durante o período do Primeiro Templo era conhecida como Zer”, disse o Dr. Arav, que faz escavações no local há 30 anos.

Com a descoberta, os administradores do Parque da Jordânia, onde fica a cidade de Betsaida, acreditam que o número de peregrinos ao local irá aumentar significativamente.

“Os funcionários do Jordan Park e do Golan Tourism estão felizes com as dezenas de milhares de visitantes que visitam o parque todos os dias. O maravilhoso parque também é um impressionante sítio arqueológico”, disse Avi Lieberman, administrador do local.

“Surpreendi-me cada vez com a chegada de milhares de visitantes evangélicos a Betsaida. Estou confiante de que as últimas descobertas trarão mais visitantes ao parque de todo o mundo e de Israel”, acrescentou, segundo informações do Jerusalém Post.

O Conselho Regional de Golan publicou no último domingo fotos de alguns achados, entre eles, moedas de ouro, jarros, chaves de casa e até o escudo de um soldado romano. Contudo, uma das descobertas mais significativas foram 12 moedas do ano 35 antes de Cristo, que registram a chegada de Cleópatra e Marco Antônio na região.

Apenas esse ano, outras duas descobertas arqueológicas revelaram achados preciosos da arqueologia bíblica, como a região de “Eglon”, uma das cidades que lutaram contra os israelitas descrita no livro de Josué 15:20-39, e as ruínas da antiga Corinto, também citada pela Bíblia.

Por Will R. Filho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress spam blocked by CleanTalk.