Crenças da Nova Era influenciam evangélicos, indica pesquisa

Astrologia está em alta em parte do segmento. Aproximadamente metade dos evangélicos são influenciados por alguma crença da Nova Era, indica uma nova pesquisa do Pew Research Center.

Realizado nos Estados Unidos, o levantamento identificou que 24% concorda que “a energia espiritual pode estar localizada dentro das coisas físicas”; 33% crê em médiuns, 19% aceitam a ideia de reencarnação e 18% acreditam em astrologia.

O Pew entrevistou tanto cristãos quanto não cristãos e descobriu que as ideias defendidas pelo movimento conhecido como “Nova Era” são difundidas de diferentes maneiras e encontram eco até mesmo entre os que se declaram evangélicos. Isso seria impensável algumas décadas atrás, mas parece seguir a tendência de alta em crenças ocultistas da sociedade como um todo.

Quarenta e sete por cento dos evangélicos entrevistados afirmam crer em pelo menos uma das quatro crenças da Nova Era apresentadas. Essa porcentagem é ainda maior entre os católicos (70%). Ao mesmo tempo, 22% dos ateus e 56% dos agnósticos também afirmam aceitar pelo menos uma delas.

Claire Gecewicz, analista de pesquisa do Pew Research Center, destaca que “Essas crenças da Nova Era não substituem os credos ou práticas religiosas desses cristãos. Oitenta por cento deles dizem acreditar no Deus da Bíblia”.

Mesmo assim, seja por influência cultural ou por falta de um ensino claro do que as Escrituras dizem sobre esses temas, fica evidenciado uma crescente absorção de ideias antibíblicas por parte de segmentos evangélicos.

Por Jarbas Aragão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *