A fé é irracional?

cerebro-fe

Toda a realidade que nos envolve neste mundo, neste universo pode ser explicada pelo método cientifico?

Hoje, encontrei um velho amigo e emprestei para ele ler um livro do conceituado matemático britânico John C. Lennox, da Universidade de Oxford, chamado “Por que a Ciência Não Consegue Enterrar Deus.”

No livro, ele defende com argumentos sólidos, a possibilidade de coexistência entre o conhecimento científico e a religião e mostra como acreditar que somos o  produto do ACASO é algo infinitamente improvável, diante das próprias leis naturais-físicas que governam o nosso Universo.

E aí, leio mais tarde na internet, um artigo de um amigo português, que é um psicólogo ateu, e que diz que a fé é algo IRRACIONAL. E pensando sobre esses dois fatos que ocorreram hoje, eu resolvi escrever este artigo com algumas reflexões que tenho acerca do assunto.

O primeiro ponto a ser visto é o que se entende por IRRACIONAL. Geralmente, quando um descrente invoca tal qualidade a alguém que possui fé, ele está se referindo ao aspecto de que a crença seria algo não-aferível por um conhecimento resultante do método científico, que foi ironicamente criado por um cristão, Francis Bacon.

Mas, daí aparece outra questão: E toda a realidade que nos envolve neste mundo, neste universo pode ser explicado por esse método? É ele infalível?

Pergunto isso, porque sinceramente não consigo imaginar NADA MAIS IRRACIONAL do que acreditar que somos um produto de um mero acaso, que se originou do encontro aleatório de elementos primordiais que foram se “arrumando” ao longo do tempo. Como, por exemplo, olhar para um avião ou qualquer máquina tecnológica, como o próprio computador, e achar, que do ACASO, viria uma consciência capaz de produzir tais artefatos?

Há coisa mais IRRACIONAL do que acreditar nisso? Se o descrente que buscou ridicularizar alguém que crê, for honesto, ele dirá que não. Que não há nenhuma razão lógica para termos um mundo como o nosso e com seres dotados de consciência, de sentimentos complexos como nós, a partir de um acaso, de um “aborto cósmico”.

Neste sentido, é que muitos não entendem que a fé ela é auferida a partir de observações de outra natureza (elementos dedutivos-indutivos), mas o principal: a fé é fundamentada em uma RELAÇÃO PESSOAL, uma CONFIANÇA INTERIOR de que não estamos só neste mundo e isso é obra do Espírito Santo e vem do ouvir da Palavra (Rm 10:17).

Assim, eu posso frequentar há “200 anos” uma igreja, dia após dia, participar de todas as atividades eclesiais, ter um linguajar “evangeliquês”, ter lido a Bíblia quatro vezes, mas, nunca ter vivenciado uma experiência PESSOAL com Jesus.

Portanto, no momento em que a pessoa busca esvaziar a experiência espiritual apenas a uma questão do tipo “2+2=4” ou apenas a buscar encontrar um erro na Bíblia, a partir de sua interpretação, desconsiderando toda a magnitude do que afirmei acima, a tendência é o ceticismo e a descrença.

Outro erro crasso é achar que alguém é irracional, a partir apenas da sua fé ou descrença. Ora, ainda que admitindo o equivocado conceito de um descrente de que a fé é irracional, o fato desta pessoa não crer, faz dela um ser racional nas outras inúmeras áreas da vida ? Obviamente que não.

Por fim, havemos de nos contentar com o fato de que, na condição em que nos encontramos, ainda não temos ainda uma perfeita compreensão de toda a realidade de quem é Deus e dos questionamentos acerca do sofrimento neste mundo. E o interessante é que questionar o que cremos, não é errado, sob pena de vivermos uma fé cega e aí, sim, irracional.

Daí, achar muito interessante e profunda a letra da música cristã “NINGUÉM EXPLICA DEUS”,cantada pelo Preto no Branco, com a participação da Gabriela Rocha. Mas, não entender tudo de quem é Deus, não é e nunca deverá ser motivo para não buscarmos mais intimidade com Jesus, pois Ele nos prometeu que estaríamos com Ele todos os dias, até os finais dos tempos (Mt 28:20). Busquemos enquanto há tempo. Amém.

Por Leandro Bueno

Procurador da Fazenda/Professor. Membro da Igreja Presbiteriana do Brasil

Veja os vídeos abaixo:

 

You can leave a response, or trackback from your own site.

Deixe o seu comentário, ele será bem-vindo

Powered by WordPress | Designed by: Premium WordPress Themes | Thanks to Themes Gallery, Bromoney and Wordpress Themes