Jó existiu realmente?

slide_1

O primeiro versículo do livro de Jó apresenta-nos a principal personagem como uma pessoa histórica que realmente existiu e viveu na terra de Uz. Entretanto, alguns eruditos da atualidade têm questionado a real existência do homem chamado Jó. Foi ele de fato uma pessoa real?

SOLUÇÃO: Jó realmente existiu. Em primeiro lugar, o versículo um deste livro afirma isso com clareza. Não há indicação literária alguma de que tal afirmação deva ser considerada sob qualquer outro enfoque, que não como a assertiva de um fato real. E isso deve ser admitido com a mesma certeza com que se aceitam outras afirmações históricas no restante da Bíblia.

Em segundo lugar, a existência real de Jó é confirmada por referências feitas em outras partes das Escrituras. Em Ezequiel 14.14,20, Deus cita Jó junto com Daniel e Noé como exemplos de homens justos. Questionar a existência de Jó é o mesmo que questionar se Daniel e Noé existiram. Adicionalmente, isso seria também questionar se Deus é verdadeiro, por ter ele feito referência a esses homens (por meio de Ezequiel) como pessoas reais que viveram no passado.

Finalmente, em Tiago 5.11, encontramos uma referência a Jó na qual ele é tido como exemplo de paciência em meio a uma tribulação. Tiago refere-se a Jó como que mencionando fatos concretos, dando a entender que ele considerou que Jó existiu e que tudo o que o livro de Jó relata ter ele sofrido foi real. Não haveria força alguma no apelo de Tiago se Jó tivesse sido apenas uma personagem de ficção. Pois, nesse caso, que conforto a sua vida daria a pessoas reais?

Fonte: Manual Popular de Enigmas e “Contradições” da Bíblia – Norman Geisler e Thomas Howe. Editora Mundo Cristão.

You can leave a response, or trackback from your own site.

2 Responses to “Jó existiu realmente?”

  1. Nadib Cheur disse:

    O livro de Jo e constituído de parábolas este livro servia para ser contado ao povo na época em que os Judeus sofriam muito para serem perseverantes e confortados por este conto.Quanto a Jo e um ser Fictício nao existiu nao a indícios em que ele viveu na face da terra,quanto a ligação do livro de Jo Velho Testamento com o novo testamento bíblico tem sim esta ligação mas como a bíblia vem a seculos sendo distorcida mais e mais a cada dia os livros que a compõem estão todos fora de seus cronogramas a pessoa que mais distorceu as escrituras foi Constantino.

    Lembrando que na ocasião do livro de Jo foi escrito na época do Profeta Esdras.

    • Roberto disse:

      A Paz de Cristo, obrigado pelo comentário. Não concordo com você quando diz que Jó é ficção, porque o próprio Deus diz de Jó em Ezequiel 14:14 a 20. Para reflexão, será que Deus precisa de ficção (invenção) para falar ao seu povo? Se Ele citou Jó com Noé, se realmente Jó não existiu, Deus diria, esta historia que vocês contam de Jó servi de exemplo.

      Concordo com você quando diz que a Bíblia vem sendo distorcida, por isso temos que ter muito cuidado quando formos comprar um Bíblia. Hoje em dia existe várias Bíblia (NTLH, NVI, Bíblia gay e tantas outras).

      Como seria a Bíblia se estivesse em ordem Cronológica? http://robertodedeus.com/portal/?p=3420

      Que Deus possa nos abençoar ricamente todos os dias da nossa vida em nome de Jesus.

Deixe o seu comentário, ele será bem-vindo

Powered by WordPress | Designed by: Premium WordPress Themes | Thanks to Themes Gallery, Bromoney and Wordpress Themes