As mulheres na Bíblia (Tecla)

Tecla copy

Existe uma literatura paulina DEUTEROCANÔNICA e, entre ela, um livro chamado ‘Atos de Paulo e Tecla’! Esse livro é um escrito do século II (101-200) dedicado, inteiramente à história de TECLA, uma mulher MISSIONÁRIA!

Em MUITAS regiões, esse livro foi considerado como canônico até o ano 300! Ele menciona GRANDE número de mulheres, além da MISSIONÁRIA Tecla!

Sabe-se bem POUCO a respeito da história da MISSIONÁRIA Tecla, apesar de ter ela sido mencionada por MUITOS dos ‘pais da Igreja (escritores e/ou teólogos cristãos de reconhecida eminência)’, como, por exemplo, Epifânio, Ambrósio de Milão e Agostinho de Hipona, nos séculos IV e V.

Na literatura cristã NÃO-canônica, a MISSIONÁRIA Tecla é chamada também ‘APÓSTOLA’, como Júnia de Roma, em Romanos 16:7!

As referências a APÓSTOLA Tecla indicam que ela foi contemporânea do apóstolo Paulo, tendo viajado com ele pela Ásia Menor (onde o ministério feminino era, culturalmente MAIS aceitável do que na Palestina), para proclamar o Evangelho de Cristo!

E Basílio de Cesareia, outro ‘pai da Igreja’, declarou, no século IV, que a APÓSTOLA Tecla NÃO somente ganhou MUITAS pessoas para Cristo, como também as batizou!

A APÓSTOLA Tecla recebeu de Paulo a incumbência de ensinar a Palavra de Deus e foi para Icônio, e de lá para a Selêucia, onde iluminou a MUITOS com a luz do Evangelho!

A imagem de uma mulher MISSIONÁRIA que aí se pinta é NOTÁVEL, pois a APÓSTOLA Tecla foi encarregada por Paulo de ir e ensinar a Palavra de Deus!

E mulheres, na cidade de Cartago, nos inícios do século III (201-233), ainda apelavam à APÓSTOLA e MISSIONÁRIA Tecla, em apoio à AUTORIDADE das mulheres de ensinar e batizar!

A figura da APÓSTOLA Tecla retém reminiscências da AUTORIDADE e do VIGOR das mulheres que foram MISSIONÁRIAS, nos inícios dos movimentos cristãos!

E a APÓSTOLA e MISSIONÁRIA Tecla NÃO é retratada como uma solitária heroína, pois se encontrava cercada por NUMEROSAS mulheres que a apoiavam

A APÓSTOLA e MISSIONÁRIA Tecla veio a se tornar o tipo da mulher que ensina, que prega e que batiza, e sua história foi mencionada, bem cedo, para justificar o direito das mulheres de pregarem, ensinarem e batizarem!

NO ENTANTO, no século III, Tertuliano de Cartago, em seu livro ‘Sobre o batismo’, disse, no capítulo 17, a respeito de mulheres que, nas comunidades cristãs, celebravam e pregavam, o seguinte:

‘Se essas mulheres se baseiam nos ‘Atos de Paulo e Tecla’, para, a exemplo de Tecla, defenderem a permissão para mulheres ensinarem e batizarem, então elas queiram saber que o presbítero, na Ásia, que redigiu ‘Atos de Paulo e Tecla’ demitiu-se de sua função, DEPOIS DE TER SIDO PERSUADIDO’! Isso quer dizer que:

1) os ‘Atos de Paulo e Tecla’ eram conhecidos, realmente, no final do século 2º d.C. (167-200);

2) que existia um movimento de mulheres cristãs atuando, publicamente, em comunidades – ou querendo fazê-lo;

3) que essas mulheres reportavam-se a APÓSTOLA e MISSIONÁRIA Tecla, a qual, junto com o apóstolo Paulo, pregara a Palavra de Deus, de cidade em cidade, e administrara o batismo;

4) e também que Tertuliano fazia parte de um processo profundo e gradativo de hierarquização patriarcal das funções eclesiásticas/eclesiais (em andamento desde o final do século 1º d.C.) que definia o que as mulheres podiam ou NÃO fazer, na Igreja de Cristo!

 

Para ler o artigo de introdução a “Mulheres na Bíblia” acesse:  http://robertodedeus.com/portal/?p=1266

Para ler o estudo de cada mulher da Bíblia, click nos links abaixo:

– A mulheres pecador que beijou os pés de Jesus, acesse: http://robertodedeus.com/portal/?p=1269

– A samaritana de Sicar, acesse: http://robertodedeus.com/portal/?p=1273

– A senhora eleita, acesse: http://robertodedeus.com/portal/?p=1276

– Áfia de Colossos, acesse: http://robertodedeus.com/portal/?p=1279

– Febe de Cencreia, acesse: http://robertodedeus.com/portal/?p=1282

– Júnia de Roma, acesse: http://robertodedeus.com/portal/?p=1285

– Lídia de Tiatira, acesse: http://robertodedeus.com/portal/?p=1288

– Maria de Betânia, acesse: http://robertodedeus.com/portal/?p=1293

– Maria de Jerusalém, acesse: http://robertodedeus.com/portal/?p=1296

– Maria de Nazaré, acese: http://robertodedeus.com/portal/?p=1299

– Maria Madalena, acesse: http://robertodedeus.com/portal/?p=1302

– Marta de Betânia, acesse: http://robertodedeus.com/portal/?p=1305

– Priscila do ponto,acesse: http://robertodedeus.com/portal/?p=1308

-Tabita de Jope, acesse: http://robertodedeus.com/portal/?p=1311

– Joana:  http://robertodedeus.com/portal/?p=1542

– A mulher Sirio-Fenícia:  http://robertodedeus.com/portal/?p=1545

– A sogra de Pedro:  http://robertodedeus.com/portal/?p=1548

– Mulher Hemorroíssa:  http://robertodedeus.com/portal/?p=1552

 

Texto de Vera M. S. Mattos

Ela é bacharel e licenciada em Língua Portuguesa e Literatura da Língua Portuguesa, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade do Estado da Guanabara (atual Universidade do Estado do Rio de Janeiro). É bacharel e mestre em Teologia (com ênfase na área bíblico-exegética do Novo Testamento), pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, no Rio de Janeiro/RJ, e doutora em Teologia Eclesiástica (com especialidade em Divindade), pelo Seminário Internacional de Teologia, em Ituiutaba/MG.

Agradeço a Vera M.S. Mattos (Autora) e Cristiane Benavides do “God’s Army” (Facebook) por permitir a publicação dos estudos.

You can leave a response, or trackback from your own site.

One Response to “As mulheres na Bíblia (Tecla)”

  1. waldemar disse:

    Amei seu estudos sobre as mulheres da bíblia!
    Eu que era tão preconceituoso a respeito deste assunto, agora posso ver claramente que não diferenças em ambos os sexos.
    pois Deus usa que ele quer. Deixo aqui meu muito obrigado!
    estes estudos pra mim tem mais valor que um a fortuna em dinheiro
    Que Deus Jeová te abençoe.

Deixe o seu comentário, ele será bem-vindo

Powered by WordPress | Designed by: Premium WordPress Themes | Thanks to Themes Gallery, Bromoney and Wordpress Themes