As mulheres na Bíblia ( Mulher hemorroíssa)

A doença da mulher hemorroíssa era sua companheira de 12 longos anos e a existência dela era miserável pois, além do desconforto, aquela doença, especificamente, tornava-a impura!

SIM, um dos três tipos de impureza suficientemente sérios para levar à exclusão da sociedade era a hemorragia corporal (os outros, conforme Números 5:2, eram a lepra e o toque em alguém morto).

Aquela mulher, portanto, era impura! E essa impureza cerimonial e ritual era considerada contagiosa! E, na grande multidão que se reunia ao redor de Cristo Jesus, seguindo-O, comprimindo-O, aglomerando-se em volta d’Ele, estava essa mulher que sofria uma perda constante de sangue!

Procurando ser tão discreta quanto possível, a mulher hemorroíssa chegou por trás do Senhor, no meio da multidão! E a razão para os movimentos furtivos dela mulher e para ela chegar POR TRÁS d’Ele são bem compreensíveis!

Em primeiro lugar, havia o fato de que ela era mulher! E, em segundo, a hemorragia que ela sofria tornava-a imunda! Na condição de mulher e de impura, ela tinha TUDO para NÃO chegar ao Senhor Jesus, MAS ela chegou!

Aquela mulher chegou por trás de Cristo, MAS chegou! NÃO tendo o direito de estar onde estava NEM de fazer o que estava para fazer, ela, com certeza, rompeu TODAS as barreiras que apareceram na sua frente!

E a prática de Jesus Cristo subverteu os valores vigentes naquela sociedade, porque uma das últimas, na vida sócio-religiosa daquele tempo, transformou-se em uma das primeiras, recobrando a dignidade humana!

Jesus permitiu que aquela mulher empobrecida, aquela mulher isolada, aquela mulher com problemas ginecológicos, uma mulher que sofria de hemorragia, uma mulher numa situação de discriminação sexual, uma mulher que NÃO conhecia a esperança, O tocasse!

Na condição de mulher e de imunda, a mulher hemorroíssa tinha TUDO para NÃO tocar no manto de Jesus Cristo, MAS ela tocou!

A experiência incontrolável daquela mulher, PORÉM, fê-la ficar amedrontada, porque ela estava consciente do que tinha se operado nela!

A mulher hemorroíssa teve medo porque pensou que tinha ultrapassado os limites da liberdade permitidos, naquele tempo, a uma mulher!

Ela teve medo por, em seu desespero, ter quebrado a lei levítica!

E, para aquela mulher, contar TODA a verdade, diante de uma grande multidão atenta, inclusive confessando que, de acordo com a Lei mosaica, ela tinha tornado o Senhor, cerimonialmente, impuro, requeria coragem!

A mulher hemorroíssa foi CORAJOSA!

MAS o Senhor Jesus aceitou-a, como também aceitou o seu testemunho, e ela foi abençoada!

Cristo corresponde àqueles/as que, de um modo genuíno, correspondem a Ele!

Cristo Jesus é como a ‘estrela polar’, que atrai a agulha das bússolas do mundo inteiro!

 

Para ler o artigo de introdução a “Mulheres na Bíblia” acesse:  http://robertodedeus.com/portal/?p=1266

Para ler o estudo de cada mulher da Bíblia, click nos links abaixo:

– A mulheres pecador que beijou os pés de Jesus, acesse: http://robertodedeus.com/portal/?p=1269

– A samaritana de Sicar, acesse: http://robertodedeus.com/portal/?p=1273

– A senhora eleita, acesse: http://robertodedeus.com/portal/?p=1276

– Áfia de Colossos, acesse: http://robertodedeus.com/portal/?p=1279

– Febe de Cencreia, acesse: http://robertodedeus.com/portal/?p=1282

– Júnia de Roma, acesse: http://robertodedeus.com/portal/?p=1285

– Lídia de Tiatira, acesse: http://robertodedeus.com/portal/?p=1288

– Maria de Betânia, acesse: http://robertodedeus.com/portal/?p=1293

– Maria de Jerusalém, acesse: http://robertodedeus.com/portal/?p=1296

– Maria de Nazaré, acese: http://robertodedeus.com/portal/?p=1299

– Maria Madalena, acesse: http://robertodedeus.com/portal/?p=1302

– Marta de Betânia, acesse: http://robertodedeus.com/portal/?p=1305

– Priscila do ponto,acesse: http://robertodedeus.com/portal/?p=1308

-Tabita de Jope, acesse: http://robertodedeus.com/portal/?p=1311

– Joana:  http://robertodedeus.com/portal/?p=1542

– A mulher Sirio-Fenícia:  http://robertodedeus.com/portal/?p=1545

– A sogra de Pedro:  http://robertodedeus.com/portal/?p=1548

– Tecla:  http://robertodedeus.com/portal/?p=1555

Texto de Vera M. S. Mattos

Ela é bacharel e licenciada em Língua Portuguesa e Literatura da Língua Portuguesa, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade do Estado da Guanabara (atual Universidade do Estado do Rio de Janeiro). É bacharel e mestre em Teologia (com ênfase na área bíblico-exegética do Novo Testamento), pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, no Rio de Janeiro/RJ, e doutora em Teologia Eclesiástica (com especialidade em Divindade), pelo Seminário Internacional de Teologia, em Ituiutaba/MG.

Agradeço a Vera M.S. Mattos (Autora) e Cristiane Benavides do “God’s Army” (Facebook) por permitir a publicação dos estudos.

You can leave a response, or trackback from your own site.

2 Responses to “As mulheres na Bíblia ( Mulher hemorroíssa)”

  1. Elias Moisés de Jesus disse:

    A mulher hemorroíssa é o exemplo da mulher de Deus,seu espirito tem compromisso eterno com Deus e quando Deus retornar a esse mundo para realizar o julgamento e salvar o seu povo , a mulher hemorroíssa e Deus vão está juntos .

  2. Yo no estoy convencido con lo aqui comentado, pienso sinceramente que hay muchos elementos que no han podido ser tomados en cuenta. Pero valoro mucho vuestra opinion, es un buen post.
    Saludos

Deixe o seu comentário, ele será bem-vindo

Powered by WordPress | Designed by: Premium WordPress Themes | Thanks to Themes Gallery, Bromoney and Wordpress Themes